Pela primeira vez em quase um mês as mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) em Itaquaquecetuba superaram as registradas em Mogi das Cruzes, a cidade mais populosa do Alto Tietê. Os dados divulgados pelo Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) mostraram ontem que três homens de 72, 61 e 51 anos e outras duas mulheres com idades de 81 e 45 anos morreram em razão do vírus. Estes novos casos somaram as 21 mortes pela doença, enquanto Mogi se manteve com 20 vítimas.
Em Suzano foram registradas mais três mortes, todas são de mulheres com 90, 72 e 52 anos. Ainda ontem a Prefeitura deu início aos atendimentos no hospital de campanha para os pacientes que estão infectados pelo vírus. Ferraz de Vasconcelos também registrou uma nova morte, desta vez, a de um homem de 46 anos, de acordo com os dados do Condemat.
Outra contagem que faz parte dos levantamentos do consórcio corresponde à quantidade de pessoas recuperadas da doença. Só no Alto Tietê 975 pessoas foram infectadas pelo novo vírus e apenas 339 foram curadas. O índice de moradores doentes é 65% maior do que os recuperados. A cidade com mais moradores curados é Itaquá, com 110 recuperados e 179 infectados.
Em Mogi o número de pessoas já recuperadas da nova doença é um pouco inferior a Itaqua, sendo que cem pessoas não possuem mais o vírus, enquanto 249 pessoas ainda têm o contágio da doença. De acordo com os dados do Condemat, Suzano tem 44 moradores curados e outros 167 doentes. Em Arujá, 31 pessoas se recuperaram da doença enquanto outras 65 ainda estão em tratamento.
Na cidade de Ferraz, apenas 17 pessoas estão curadas, enquanto a quantidade total de contaminados chegou a 122. Santa Isabel detalhou 19 curas, mas ainda tem 106 pessoas sendo acompanhadas pelas equipes de saúde para o tratamento da doença. Poá tem 60 habitantes com o coronavírus e nove curados. Por fim, com os menores números de moradores recuperados estão Biritiba Mirim (quatro) e Guararema (cinco), que possuem também as mais baixas quantidades de infectados.
*Texto supervisionado pelo editor.