A Secretária do Estado de Transportes Metropolitanos está estudando a possibilidade do uso obrigatório de máscaras nos estações e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e nos ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) do Alto Tietê. A informação foi divulgada pelo secretário Alexandre Baldy, anteontem à tarde.
Segundo ele, o governo do Estado está planejando o uso obrigatório em todos os transportes metropolitanos de São Paulo, considerando as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que servem o Alto Tietê, e também todas as linhas dos ônibus intermunicipais da EMTU, que passam pela região.
A iniciativa também terá um mutirão de entrega de máscaras a todos os passageiros do sistema do transporte público, por sete dias, para quando determinar o uso obrigatório do equipamento, as pessoas já tenham em mãos as máscaras sem ter problemas na hora de embarcar.
Por enquanto ainda não há uma data definida para começar a distribuição ou até mesmo o uso obrigatório, mas segundo o secretário, as ações podem acontecer em breve. "Estamos buscando viabilidade para implementar esta medida nos próximos dias. Todo meu esforço está focado em conseguirmos o mais rápido possível. Proteger as pessoas e evitar a disseminação do coronavírus, é a nossa missão", explicou.
Além do uso das máscaras, a pasta também está buscando novas formas e procedimentos de realizar a higienização dos trens das linhas da CPTM e também dos ônibus da EMTU, para que os transportes sigam seguros para a população durante o combate contra o vírus
Atualmente os terminais e estações estão recebendo diversos materiais de higiene, para serem utilizados nos banheiros das operações, além das limpezas em todos os pontos dos serviços de transportes.
*Texto supervisionado pelo editor.