Em reunião realizada por teleconferência na tarde de ontem, o governador João Doria (PSDB) apresentou as diretrizes do "Plano São Paulo" aos prefeitos de nove municípios do Alto Tietê. O projeto, apresentado aos administradores municipais, prevê a flexibilização da quarentena no Estado, com possibilidade de reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais a partir do dia 11 de maio. O único município que não participou da reunião foi Itaquaquecetuba.
Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), ficou evidente que a flexibilização das medidas restritivas vai depender dos números referentes ao isolamento social dos municípios e do Estado. "O governador (Doria) falou sobre a retomada da atividade econômica a partir de 11 de maio e deixou bem claro que vai depender dos números do Estado nos próximos dias. Permanece o pedido para que as pessoas fiquem em casa", explicou o chefe do Executivo mogiano.
Ao longo da reunião, prefeitos da região e de outras cidades da Grande São Paulo, receberam os detalhes que vão nortear a flexibilização da quarentena em São Paulo e informações sobre a situação geral de infecções e óbitos pelo coronavírus.
No Alto Tietê, as sete cidades com mais de 70 mil habitantes são monitoradas e o índice de isolamento registrado na última terça-feira foi de 50%, em média (os melhores indicadores são de Poá e Itaquaquecetuba - 54% e 52%). No Estado, a média foi de 48%, abaixo da considerável segura por Doria e pela equipe de Saúde estadual para reabertura do comércio, que é justamente de 50%.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), pediu a abertura do Hospital das Clínicas de Suzano para atendimento das pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus, conforme já prometido pelo governo do Estado, com a abertura de 90 leitos para atendimento da cidade e região. Além disso, Ashiuchi, solicitou um estudo para reabertura gradativa e consciente de lojas de carros, salões de beleza e igrejas. "Peço atenção a esses segmentos, com flexibilização a partir de critérios de limpeza e demais cuidados", concluiu.
Participaram da reunião os Secretários de Estado Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico), José Henrique Germann (Saúde) e Célia Parnes (Desenvolvimento Social), além da economista Ana Carla Abraão, membro do Comitê Econômico e Geraldo Reple, representando o Centro de Contingenciamento do coronavírus.
"Vamos seguir rigorosamente a quarentena até o dia 10 de maio, até mesmo porque o nosso sistema inteligente tem indicado queda na taxa de isolamento em algumas cidades da região metropolitana. Temos que ficar alertas nesses casos", disse o governador Doria após a reunião com os prefeitos.