Ao menos 178.837 pessoas de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos devem receber o auxílio emergencial, no valor de
R$ 600, ofertado pelo governo federal àqueles que enfrentam dificuldades financeiras em razão da quarentena imposta para combater o avanço coronavírus (Covid-19). O número corresponde a um levantamento feito pela reportagem, contabilizando os números de desempregados, atividades de microempreendedores e participantes do programa Bolsa Família. Os trabalhadores informais e os contribuintes individuais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também receberão o auxílio emergencial.
De acordo com um relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em Mogi das Cruzes 39.156 pessoas foram demitidas de seus empregos ao final do ano passado. Portanto, estima-se que todas elas receberão, ainda neste mês, o auxílio emergencial. Em relação às famílias que estão cadastradas no Bolsa Família, os dados divulgados no final do ano anterior apontavam o total de 25 mil registros. Já os Microempreendedores Individuais (MEIs) somam o total de 15.531, de acordo com a Prefeitura.
Em Suzano, 18.213 habitantes foram demitidos ao final de 2019. Por sua vez, o cadastro do Bolsa Família aponta que 12 mil recebem o benefício e 5.100 exercem atividades como MEIs. Em um calculo aproximado, é possível afirmar que, ao menos, em Suzano mais de 35 mil pessoas devem receber o auxílio emergencial.
Já em Itaquá, são 46.942 pessoas com direito ao benefício. Isso porque, nesta cidade, 15.316 moradores foram demitidos até o final de 2019, 17 mil pessoas fazem parte do programa Bolsa Família e outras 14.626 atuam como microempreendedores.
Por fim, 16.895 ferrazenses também poderão sacar o auxílio de R$ 600 nos próximos dias. De acordo com o Caged, 2019 fechou com 5.773 demissões no município. Além disso, 3.122 trabalhadores exercem atividades como microempreendedores e 5.773 famílias estão incluídas no Bolsa Família.
Cadastro
É importante lembrar que as pessoas que não recebem o Bolsa Família e não estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) precisam solicitar o auxílio emergencial pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo aplicativo oficial chamado Caixa Auxilio Emergencial, que pode ser instalado em qualquer smartphone.
*Texto supervisionado pelo editor.