Para fomentar o comércio municipal no Dia das Mães, comemorado no dia 10 de maio, será lançado um aplicativo para que comerciantes de Mogi das Cruzes possam se cadastrar e comercializar seus produtos via internet.
A ferramenta é uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e da Prefeitura.
De acordo com o presidente do Sincomércio, Valterli Martinez, o aplicativo será ofertado pela administração municipal, que ainda será responsável pela divulgação da plataforma, bem como pelo fomento de compras dos presentes em estabelecimentos de Mogi durante a segunda data mais importante no ano para o comércio. Uma reunião a ser realizada hoje entre as partes envolvidas no projeto definirá os detalhes sobre o aplicativo e precisará a quantidade de comerciantes que poderão se cadastrar na plataforma.
Abertura das lojas
A ação chega em um momento em que a pressão para a abertura das lojas se intensifica cada vez mais. O prefeito Marcus Melo (PSDB) deverá receber ainda hoje os resultados da pesquisa de opinião estabelecida pela ACMC com o intuito de entender a posição dos comerciantes sobre a reabertura das lojas na próxima sexta-feira. Os questionários estiveram disponíveis até ontem à noite no site da entidade, onde os resultados parciais eram, até ontem, favoráveis à reabertura do comércio nesta sexta-feira.
A pesquisa que foi ao ar visou saber a opinião dos empresários e consumidores da cidade sobre as restrições impostas pela quarentena nas atividades comerciais. A pergunta principal foi sobre a reabertura das lojas. O objetivo é utilizar o resultado da pesquisa para fundamentar o documento que a entidade entregará para Prefeitura, com a solicitação para liberação do funcionamento das lojas a partir de 1º de maio.
Além da participação site oficial da ACMC, as pessoas puderam participar da pesquisa por meio das redes sociais oficiais da entidade (Instagram.com/acmogidascruzes e Facebook.com/acmogidascruzes). Foram dois questionários diferentes para empresários e consumidores. A ACMC buscou entender também a opinião dos empresários sobre a reabertura das lojas e, principalmente, se há potencial para vendas neste período. Já a pesquisa designada para os consumidores questionou se os munícipes são a favor ou contra o funcionamento das lojas antes do dia 10 de maio, data estipulada, pelo menos até o momento, pelo governo do Estado para o fim do isolamento social e quarentena.
Assim como já ocorreu, porém, é provável que o governador João Doria anuncie a prorrogação da quarentena. A expectativa é de que isso ocorra, porém, com uma maior flexibilização da área comercial.
*Texto supervisionado pelo editor.