A fiscalização no comércio continua se fazendo necessária. E muito. Só no final de semana passado, 106 estabelecimentos tiveram suas atividades paralisadas, entre adegas, bares, bazares, bomboniere, cabeleireiros, conserto de eletrônicos, lanchonete, ótica, restaurante, salão de festa e lojas de som automotivo. Nos estabelecimentos de setores que estão liberados a funcionar, é paralisada a atividade não permitida e ele continua funcionando, adaptado ao que determina o decreto.
No primeiro dia da quarentena, em 24 de março, 53 estabelecimentos em Mogi foram fechados.
A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e o Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura também evitaram, na manhã de domingo passado, a aglomeração de pessoas na chamada "Feira do Rolo", no distrito de Jundiapeba. Ainda durante o final de semana, a corporação prendeu um homem acusado de violência doméstica, no distrito de Braz Cubas, e auxiliou na localização de um caminhão que havia sido roubado.
A operação em Jundiapeba foi feita após denúncia de aglomeração de pessoas e venda irregular de produtos no encontro das ruas Ricardo Rodrigues de Souza e Lucinda Bastos. Ao chegar, as equipes não encontraram pessoas no local. Com isso, foi feito um trabalho preventivo, com os agentes permanecendo no ponto e rondas em outras regiões do bairro.
A população também pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.