Preocupado com os impactos negativos causados à economia após a instauração da quarentena, o Executivo do município de Suzano tem direcionado diversas ações para manter o setor econômico equilibrado. Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico continua com o canal aberto para todas os grupos produtivos da cidade, como a Associação Comercial e Empresarial, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio Varejista.
Com o estado de pandemia pelo coronavírus, muitos funcionários estão realizando as atividades em casa e, por este motivo, a produção de algumas empresas pode ser menor. Todos os comerciantes e empresários que atuam em Suzano estão sendo orientados sobre as melhores formas para desacelerar a produção sem demitir parte dos colaboradores.
No Centro Unificado de Serviços (Centrus), a Pasta tem estimulado o público a utilizar os serviços eletrônicos e o atendimento virtual. Além disso, a secretaria também faz um trabalho próximo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que disponibilizou cerca de R$ 225 milhões com juros baixos pelo Desenvolve SP para socorrer as empresas, além de R$ 25 milhões pelo Banco do Povo Paulista.
Já a Secretaria de Planejamento e Finanças postergou os vencimentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e taxas de licença, referentes aos meses de abril, maio e junho, para até 15 de dezembro deste ano, com isenção de juros e multas.
Demissões
Em relação às demissões por conta da quarentena, os municípios não informaram os índices por não serem detentores destes dados, como Poá e Suzano. As cidades de Itaquaquecetuba e Biritiba Mirim disseram que não foram notificadas de demissões pela quarentena. (T.M.)