Suzano subiu no ranking do Trata Brasil, levantamento anual que avalia a qualidade do saneamento básico no país. O município ficou em 22º lugar em 2019 e neste ano está em 15º, entre as cem maiores cidades brasileiras, sendo ainda a 9ª do Estado de São Paulo e a 1ª do Alto Tietê.
Entre os aspectos avaliados estão o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e os índices de investimentos e de perdas de distribuição de cada cidade no setor. Os serviços em Suzano são prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
A prefeitura tem acompanhado e auxiliado a Sabesp na implantação de redes de coleta de esgoto e de distribuição de água em bairros do distrito de Palmeiras que ainda não contavam com estes serviços, a exemplo do Jardim Brasil, Jardim Dora e Rincão das Lendas.
É importante ressaltar ainda a ampliação da rede de esgoto na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), obra que foi acelerada em 2019 até o fechamento dos poços abertos pela companhia. Os serviços no local se referem ao interceptor conhecido como ITi16, que permite o transporte dos detritos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Suzano. A tubulação tem 4,8 quilômetros de extensão. Deste total, 700 metros ficam na avenida Major Pinheiro de Fróes.
"O estreito laço que temos com a Sabesp nos permite levar a cidade a um outro patamar. Também temos trabalhado intensamente na infraestrutura de drenagem em todas as regiões da cidade e na parceria que visa a limpeza e o desassoreamento de rios e córregos. Saneamento básico é vida e vamos seguir com esta prioridade", destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL).
Resultados
No ranking do Instituto Trata Brasil deste ano, Suzano registrou aumento no Indicador de Atendimento Urbano de Esgoto, que passou de 98,09% em 2019 para 99,51% em 2020. Já no Indicador de Atendimento Urbano de Água, o município manteve o índice de 100%.
Outro dado que mostrou evolução foi a de novas ligações de água e de esgoto. Em 2020, houve 178 ligações de água a mais que em 2019, quando teve 1.691. Já de esgoto, em 2020, foram registradas 2.074 novas ligações, contra 1.875 no ano anterior.
Estudo
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o Ranking do Saneamento Básico - Cem Maiores Cidades do Brasil. Em 2020, o estudo aborda os indicadores de água e esgoto nos municípios mais populosos do País com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades. O ranking busca mostrar quais são os desafios que o Brasil ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais sobre água e coleta e tratamento de esgoto.