A Prefeitura de Suzano descartou ontem mais um caso suspeito de coronavírus no município. De acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Saúde, o resultado do exame foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz para a mulher de 24 anos. Agora, o município tem apenas uma suspeita, que aguarda laudo médico.
Em Arujá, porém, a situação é diferente. A Secretaria de Saúde registrou a primeira notificação suspeita de coronavírus na noite de terça-feira passada. A paciente, de 23 anos, passou a apresentar os sintomas no dia 26 passado, foi atendida no Pronto Atendimento Central e já está em isolamento domiciliar.
De acordo com as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a mulher ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo instituto.
Em Mogi das Cruzes também existe uma suspeita da doença, uma mulher de 33 anos. A Secretaria de Saúde recebeu no início da noite de anteontem a notificação da mulher, que chegou de viagem da Europa na última sexta-feira e procurou o Hospital Luzia de Pinho Melo com problemas respiratórios.
Já nas demais cidades da região não foram registradas nenhuma suspeita da doença. Em Ferraz de Vasconcelos, 150 profissionais foram capacitados sobre o coronavírus. A formação ocorreu na segunda-feira e ontem, no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, e teve como objetivo orientar a forma correta de proceder frente a um possível caso da doença.
Em Poá, foi realizado um ciclo de palestras com a equipe de profissionais da Pasta com a proposta de preparar os colaboradores para ações de prevenção e combate ao coronavírus.
*Texto supervisionado pelo editor.