Em razão do grande volume de chuva que vem sendo registrado diariamente em Mogi das Cruzes e das consequências que isso traz para a malha viária do município, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), vai realizar neste final de semana um megamutirão da Operação Tapa-Buraco, que vai abranger 24 bairros da cidade.
Serão utilizadas 70 toneladas de asfalto amanhã e mais 150 toneladas no domingo. Ao todo, portanto, serão 220 toneladas a serem aplicadas em ruas e avenidas durante dois dias. A meta é tapar aproximadamente mil buracos, tendo como foco os locais onde há um número maior de pedidos abertos por parte da população, via Ouvidoria Geral. Para otimizar a logística e imprimir agilidade à força-tarefa, a SMSU e Semae dividiram a cidade por setores.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, explica que a secretaria vem acompanhando diariamente as condições climáticas e aguardando um período de estiagem, para que as equipes possam entrar com trabalhos de manutenção. Vale lembrar que a chuva inviabiliza a realização de serviços envolvendo solo e asfalto.
"Mesmo atuando diariamente na Operação Tapa-Buraco, o excesso de chuva trouxe prejuízos ao asfalto da cidade, além de prejudicar a própria rotina das equipes. Nosso objetivo com esse mutirão é reparar e sanar o máximo que estiver dentro das possibilidades", explicou o secretário.
Em 2019, a SMSU recuperou mais de 116 mil metros quadrados de vias, por meio de seus programas de asfaltamento e recapeamento, com um aumento de mais de 114% em relação a 2018, em que o total foi de 54 mil metros quadrados. Já em 2017, o total recuperado foi de 4,5 mil metros quadrados de vias. A meta para 2020 é recuperar mais de 300 mil metros quadrados em todo o município.