Se apresentando como agregador de ideias e ciente dos desafios que terá pela frente, o médico pediatra Henrique George Naufel assumiu na manhã de ontem a Secretaria Municipal de Saúde. Desde o retorno à Câmara Municipal do médico e vereador Francisco Moacir Bezerra Melo Filho (PSB) - em dezembro passado - , a Pasta estava sendo dirigida pela secretária-adjunta Rosângela Cunha, que retorna ao seu cargo anterior.
Naufel se mostrou ciente da relação com as Organizações Sociais (OS) que administram equipamentos de saúde no município, em especial com a Pró-Saúde, condenada em primeira instância pela Justiça do Trabalho por falta de pagamento aos ex-funcionários do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), e prometeu que o setor de pré-natal do município será melhorado rapidamente. Além disso, o novo secretário mostrou disposição em fazer gestão para a Saúde do futuro, principalmente com os idosos. "Diferentemente do que a maioria pensa, eu não trabalho apenas com a área privada. Eu trabalho na saúde pública há 35 anos, ou seja, não sou novo na área. Na gerência, já fui diretor-técnico municipal, enfim, vou aprender muito com a secretaria", comentou o novo secretário Naufel.
Henrique Naufel é médico formado pela UMC em 1982, mestre em Saúde Pública pelo Departamento Materno Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e doutor em Biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atua como coordenador do Curso de Medicina da UMC desde dezembro de 2011 e é o professor responsável pela disciplina de Pediatria do Curso. O novo titular da Pasta também foi um dos fundadores da primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Alto Tietê, na Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes.
Naufel também é responsável Técnico da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Santa Maria de Suzano e médico neonatologista do Hospital Maternidade Escola Mario Altenfelder Filho da Prefeitura de São Paulo.
Por esse histórico de trabalho voltado à Saúde, o prefeito Marcus Melo (PSDB) optou pelo novo secretário. "O atendimento pediátrico no município não tem grandes filas. O doutor Henrique traz experiência, pois é uma pessoa que dedicou sua vida a atender outras pessoas", concluiu o prefeito Melo.