O prefeito Marcus Melo esteve no Pró-Hiper ontem para acompanhar o início das atividades do Cuida Saúde - Mutirão de Ultrassonografias. O serviço é direcionado para pacientes que já aguardam pelo procedimento e estão sendo contatados pela Central de Agendamentos da Secretaria Municipal de Saúde.
O atendimento será realizado nos próximos três meses e, no total, serão ofertados 12 mil exames, dos quais 9 mil ultrassonografias transvaginal e os demais distribuídos entre ultrassons de tireoide e próstata. "Os pacientes convocados não devem faltar ou, não podendo comparecer, devem avisar com antecedência para que a vaga seja liberada para outra pessoa", alerta o prefeito Marcus Melo.
Os exames estão sendo realizados com equipamentos especializados instalados em containers adaptados nas dependências do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, em parceria com a Fundação do ABC. "Esse tipo de serviço é a melhor coisa que tem para quem está esperando há muito tempo pelos exames", afirma a paciente Maria Emília Soares Lima, 49 anos, que aguardava há cerca de seis meses pelo procedimento solicitado pelo médico.
A dona de casa Márcia de Jesus, 56 anos, também aguardava há alguns meses pelo procedimento e foi convocada para o primeiro dia de atendimento. "Já tinha perdido o exame anterior por conta de um compromisso pessoal, mas hoje não perdi: a prioridade agora é minha saúde", garantiu ela, que elogiou a estrutura preparada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Embora a oferta de consultas e exames de especialidades sejam atribuições do Governo do Estado, o município está promovendo diversas ações, por meio de parcerias ou com recursos próprios, para ampliar serviços com maiores demandas e zerar a fila de espera. Na semana passada, foi realizado um mutirão com a oferta de 2 mil consultas de refração para identificar a acuidade visual e o grau de óculos dos pacientes. Deste total, 1.427 pacientes compareceram e 573 faltaram, sendo que entre os atendidos, 847 pacientes tiveram alta e saíram com receitas para confecção de óculos e 580 pacientes foram encaminhados para exames complementares ou de especialidades.