O número de notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mogi das Cruzes saltou de nove para 21 em apenas 24 horas. A informação foi confirmada pela administração no final da tarde de ontem e revela alta de 133,3% nas suspeitas.
De acordo com a última atualização da prefeituras, Mogi é o município da região que possuí maior quantidade de casos suspeitos da doença atualmente.
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reúne amanhã para discutir a possibilidade de suspensão das aulas na rede pública municipal devido ao exponencial avanço dos casos suspeitos do coronavírus (Covid-19) no Estado.
O encontro acontece na sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, dias após o governador João Doria (PSDB) anunciar a suspensão gradual das aulas nas escolas públicas e particulares por tempo indeterminado. A suspensão na rede Estadual de Educação começa amanhã e terá tempo de adaptação para que instituições e famílias se preparem para a mudança.
A convocação de prefeitos e secretários partiu do presidente do Condemat, o prefeito de Mogi das Cruzes Marcus Melo (PSDB), que reconheceu a possibilidade de os municípios suspenderem temporariamente as aulas nos próximos dias. Em comunicado oficial divulgado ontem, Melo ressaltou a importância da organização dos pais para que seus filhos fiquem em casa ou na residência de amigos ou parentes em segurança, exceto na casa dos avós, visto que os idosos fazem parte do grupo mais suscetível ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais para o novo coronavírus.
Atividades suspensas
As suspensões de outros serviços já são realidade no município. A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) informou na noite da última sexta-feira que a suspensão das atividades acadêmicas por tempo indeterminado, assim como a Faculdade de Tecnologia Estadual (Fatec) mogiana, que também anunciou a suspensão aos seus alunos e professores.
O Fundo Social de Mogi das Cruzes informou que o Almoço Família Solidária, a princípio agendado para hoje está adiado. Uma nova data será informada em momento oportuno. A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes determinou a suspensão temporária de atividades recreativas e sociais que envolvam pessoas idosas de forma coletiva, como as aulas ministradas no Parque da Cidade, Pró-Hiper, Academias da Terceira Idade (ATIs), Academia da Única de Jundiapeba e Academia da UnicaFisio.