Mogi das Cruzes teve, no final da tarde de ontem, a notificação de uma mulher, de 31 anos, com sintomas do coronavírus. Ela havia viajado para Espanha e Portugal e, na volta ao Brasil, apresentou problemas respiratórios e buscou ontem um hospital particular na cidade. A mulher passa bem e está em isolamento domiciliar. "Desde o início dos primeiros casos, ainda concentrados na China, nossa equipe técnica está atenta aos cuidados e orientações necessárias, mantendo vigilância permanente", afirmou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Este é o terceiro caso notificado em Mogi, dois já foram descartados. No Alto Tietê há, ainda um caso sendo analisado em Suzano e outro em Arujá e para aumentar a prevenção contra a doença no Estado, o governador João Doria (PSDB) recebeu os prefeitos paulistas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo, para tratar do assunto."Peço aos prefeitos e prefeitas que ajudem na disseminação de informações claras, precisas e objetivas sobre o coronavírus. Não há razão nenhuma para pânico, interrupção de aulas, trabalho, atividades esportivas ou espetáculos. A ação mais recomendada pelos especialistas é a prevenção", disse o governador João Doria. O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) participou do encontro.
O Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, apresentou o conceito e o histórico do coronavírus, fluxos de atendimento no SUS e a atuação do Centro de Contingência do coronavírus, coordenado pelo médico infectologista David Uip, e do Comitê de Operações de Emergência.