Com o objetivo de evitar ao máximo possível o contágio do coronavírus (Covid-19), a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos continua optando por medidas restritivas ou de intensificação. A redução de consultas médicas de rotinas em postos de saúde, a paralisação dos atendimentos odontológicos e determinação em relação a limpeza dos equipamentos de saúde são algumas das novas ações realizadas pela Pasta.
Por meio de circular, foi definido que casos de pessoas que estejam com saturação (oxigenação) no sangue inferior a 95, o que pode causar dificuldades para respirar, serão tratados como urgentes, se associados com outros sintomas característicos do Covid-19. Além disso, funcionários da rede que tenham acima de 60 anos serão apenas afastados se estiverem enquadrados em outro grupo de risco da doença, à critério da Saúde ferrazense, visando o reforço nos atendimentos à população.
As consultas médicas estão priorizando as gestantes, assim como a realização de exames de papanicolau e laboratoriais, que serão feitos apenas para estas mulheres. Os atendimentos odontológicos estarão disponíveis apenas para casos de urgência. Os serviços de fisioterapia também trabalharão com público específico, sendo os idosos, crianças até 5 anos de idade e imunodeprimidos dispensados.
As mães que precisarem vacinar seus filhos nos próximos dias, devem entrar em contato com suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência para agendar a aplicação via telefone.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Repúblicanos), o Zé Biruta, destacou que as determinações são extremamente necessárias. "Estamos tomando as medidas necessárias de suspensão, redução e intensificação para combater e prevenir contra o coronavírus. Infelizmente, idealizamos ações hoje que amanhã podem ser que tenham de ser revistas, então tudo ainda pode mudar, levando em consideração a situação epidemiológica do município e recomendações federais e estaduais", finalizou o chefe do Executivo ferrazense.