Apesar de ter gerado preocupação em Suzano e região, todos os casos suspeitos de coronavírus já estão descartados, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O último resultado de uma mulher de 25 anos foi emitido na manhã de ontem pelo Instituto Adolfo Lutz.
Este foi o terceiro caso descartado no município nesta mesma semana, data que já era prevista pela Prefeitura de Suzano. O trio viajou para a França e Europa e voltou para na quinta-feira depois do Carnaval, já com sintomas respiratórios. Por este motivo, foi encaminhado imediatamente para realizar os exames médicos.
Agora, as pacientes voltarão às rotinas normalmente, mas, apesar disto, a prefeitura continuará seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde sobre as medidas de prevenção da doença que já está circulando pelo Estado de São Paulo.
Os gestores do município disseram que já houve o reforço nas orientações à população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como higienizar as mãos constantemente, cobrir nariz e boca com lenço ou o braço ao espirrar e tossir, além de evitar aglomerações.
Já em Mogi das Cruzes, ainda existe ainda uma paciente aguardando o laudo médico que dirá se o caso é positivo ou negativo para o coronavírus. A mogiana tem 31 anos e viajou para Portugal e Espanha.
Ainda em Mogi, a reunião mensal de gestores da rede de ensino recebeu, na manhã de ontem, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que orientou os profissionais sobre os cuidados para a prevenção do coronavírus. No período da tarde, os gestores reviram os vídeos produzidos para as formações à distância com o procedimento correto para a aplicação de álcool gel nas escolas. A equipe ainda reforçou a importância dos cuidados com a dengue e o sarampo, cuja Campanha de Vacinação segue até o dia 13 de março.
*Texto supervisionado pelo editor.