No segundo dia da campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e Influenza, seis cidades do Alto Tietê tiveram novamente os estoques zerados ou em estado baixo. Em Arujá, Biritiba Mirim, Suzano e Poá, as novas remessas terminaram pela manhã de ontem, conforme aconteceu no primeiro dia de campanha, para pessoas com mais de 75 anos e profissionais da área da Saúde. Todos os municípios já solicitaram novos lotes de vacinas, que devem ser entregues na semana que vem.
Suzano, que havia recebido novas remessas emergenciais depois de o lote anterior ter acabado em algumas horas na segunda-feira passada, voltou a oferecer doses na quarta-feira, realizando a vacinação de 14 mil pessoas em um dia. Nesses dois dias de vacinação, o município imunizou 23,5 mil pessoas. A continuidade da campanha dependerá novamente do encaminhamento de mais doses pelo governo do Estado, que poderá acontecer até semana que vem.
Em Arujá, na manhã de ontem, cerca de 4 mil arujaenses que pertencem ao público-alvo da campanha contra a gripe foram imunizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e os estoques acabaram pela segunda vez na semana. Até o momento, 6.200 pessoas já receberam a vacina desde o início da imunização.
A Secretaria Municipal de Saúde de Poá informou que até agora foram imunizadas cerca de 8.000 poaenses, do primeiro grupo de vacinação (idosos e profissionais da saúde), cerca de 4 mil no primeiro dia e no segundo dia.
Já Biritiba imunizou cerca de 67% da população idosa, um total de 2.258 idosos. A cidade também vacinou 277 trabalhadores da Saúde, esgotando novamente os estoques.
Itaquaquecetuba não informou quantas pessoas foram imunizadas no segundo dia e também o estado dos estoques. Ferraz de Vasconcelos explicou que possui ainda cerca de 1,5 mil vacinas, que sobraram das 8,5 mil, que foram entregues nesta semana.
Em Mogi das Cruzes, quase 8 mil mogianos foram vacinados ontem contra a gripe H1N1 e Influenza. Deste total, quase três mil foram imunizados. O novo lote de doses com 24 mil unidades, após o encerramento quase instantâneo no primeiro dia da campanha, chegou na tarde de quarta-feira.
Somado, a cidade já imunizou cerca de 23 mil pessoas em dois dias nessa semana. No Pró-Hiper, a vacinação para pessoas com mais de 70 anos é oferecida dentro do veículo do paciente, para evitar aglomeração de pessoas do grupo de risco.
*Texto supervisionado pelo editor.