As doses de vacina contra a gripe (H1N1) e Influenza se esgotaram no primeiro dia da campanha, ontem, fato que fez com que a aplicação do medicamente fosse suspensa até a chegada do novo lote. Ao todo, 8.281 mogianos foram vacinados, sendo 2.122 no Pró-Hiper e 6.159 nas unidades de Saúde até o meio-dia.
Uma nova remessa de vacinas deve chegar entre esta quinta e sexta-feira, segundo o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado.
Embora a vacina contra a gripe, disponibilizada em todo o país, não proteja contra o novo coronavírus, os idosos são prioridade porque são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações.
O município havia organizado um esquema especial para aplicar a vacina contra a gripe em idosos, que começou com pessoas com mais de 75 anos. Elas recebem a dose diretamente no carro, no Pró-Hiper, com entrada pela Avenida Cívica, no bairro do Mogilar. De acordo com a administração municipal, por orientação do Ministério da Saúde, todas as outras vacinações de rotina estão suspensas, em todas as unidades de saúde do país. "A Prefeitura de Mogi das Cruzes utilizará todos os canais de comunicação para informar sobre a volta da vacinação tão logo seja possível", informou o prefeito Marcus Melo (PSDB), durante a live realizada no início da noite de ontem.
De todo Alto Tietê, nove municípios tiveram os estoques de vacina contra a gripe zerados durante as primeiras horas de ontem. Apenas Salesópolis não informou se ainda possuí doses para continuar a campanha.
Região
As mais de 9,5 mil doses da vacina contra a gripe que Suzano havia recebido na semana passada acabaram em poucas horas na manhã de ontem. A previsão é de que o governo do Estado encaminhe uma nova remessa até a próxima quinta-feira, uma vez que o envio para todas as cidades paulistas ocorre gradualmente, mas o município já solicitou um lote de forma emergencial.
Em Itaquá, onde 93 mil idosos precisam tomar a vacina, a situação se repetiu. Apenas 8 mil doses foram destinadas ao município - o equivalente a 8,6% do necessário para esse grupo - que chegaram ao fim em três horas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Poá informou que entre 8 e 12 horas, 3,6 mil poaenses do primeiro grupo de vacinação (idosos e profissionais da saúde) foram imunizados. Em Arujá (2,5 mil doses), Biritiba (1,2 mil doses), Santa Isabel (2,2 mil doses) e Guararema (700 doses), a vacinação também se esgotou rapidamente.
A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Adriana Martins, informou que é preciso que o Ministério da Saúde e o Estado supram os estoques antes que a situação fuja do controle, pois o descompasso entre as informações divulgadas por esses órgãos e o disponibilizado, tem dificultado muito a gestão dos municípios.