Os estudantes da rede municipal ainda não receberam os uniformes escolares. Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, até o momento foram distribuídas 25 mil camisetas em diversas escolas, outras 90 mil restantes ainda não foram entregues aos alunos, pois a empresa contratada em dezembro do ano passado não honrou com o contrato e não entregou os produtos. Outra empresa deve fornecer os uniformes restantes no próximo mês.
A Secretaria de Educação explicou que havia contratado uma empresa, em 2019, por meio de um processo licitatório, para entregar 115 mil uniformes para cerca de 47 mil alunos registrados na rede municipal. Segundo a Pasta, a empresa, cujo nome não foi divulgado, não honrou com o prazo de entrega de 90 mil uniformes.
Com a quebra do contrato, a prefeitura declarou o serviço como ineficaz, causando uma penalidade para a empresa responsável pela produção. Devido a falta de entrega das camisetas, a empresa receberá uma multa e também não poderá participar de processos licitatórios em todo o país por dois anos.
Quem assumiu a entrega foi a segunda colocada no processo licitatório, que também não teve o nome divulgado pela prefeitura. A nova contratada irá confeccionar as 90 mil camisetas restantes da rede, que seguirá com um prazo de entrega para abril deste ano.
Já os kits escolares, que também foram anunciados no começo do ano letivo pela prefeitura junto com os uniformes, foram todos entregues. De acordo com a Pasta, foram distribuídos 43.843 kits escolares, atendendo as turmas do Infantil I até as da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo adequados de acordo com a faixa etária dos alunos.
Vale lembrar que as aulas nas creches e escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado, devido aos riscos provocados pela pandemia de coronavírus. Segundo a administração, as faltas serão abonadas e não haverá prejuízo do conteúdo, para que as crianças possam permanecer em casa.
*Texto supervisionado pelo editor.