A Coordenadoria de Defesa Civil de Mogi das Cruzes está monitorando o nível do rio Tietê na cidade após o aumento da vazão de água da barragem de Ponte Nova, em Salesópolis. O trabalho é feito em contato direto com o Departamento Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pela gestão do rio e represas.
O contato constante entre os órgãos iniciou antes do período de chuvas e faz parte dos trabalhos da Operação Verão. Com a pluviometria alta dos últimos dias, a vazão da represa foi ampliada de cerca de três metros cúbicos por segundo para cerca de cinco. A estrutura não tem comportas e a liberação de água é feita por descarga de fundo, com controle da vazão.
Em Mogi, a maior vazão de água deverá impactar em um aumento no nível do rio Tietê. Na manhã de ontem, o curso d'água estava a 3,08 metros. Como nos próximos dias não há previsão de chuvas fortes, não há a expectativa de que a medida impacte as áreas ribeirinhas.
"A Defesa Civil realiza o monitoramento contínuo do nível do rio Tietê, com os dados da régua de medição e vistorias nos pontos em que ele passa pela cidade. Os moradores das áreas próximas ao rio também devem ficar atentos e a qualquer situação atípica entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199", explicou o diretor da Defesa Civil, Walter Melo.