No primeiro dia de quarentena no Estado de São Paulo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes notificou cerca de 15 comércios que estavam funcionando irregularmente, desrespeitando a determinação de manter fechados os serviços não essenciais para a população.
Segundo o secretário de Segurança, Paulo Madureira Sales, o primeiro dia de quarentena já é um passo importante na luta contra a Covid-19.
Ontem, o clima na cidade já era típico de um domingo, com lojas fechadas e, consequentemente, poucas pessoas nas ruas centrais. Ao todo, 12 fiscais das equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas da prefeitura, estão divididos em plantões de 24 horas, e todo o efetivo da Guarda Municipal está atuando para garantir o cumprimento das determinações. Além do trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
No município de Suzano, mais de 30 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) seguiram para as ruas na tentativa de notificar os comércios. O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), o comandante Sérgio de Assis Andrade e o diretor jurídico José Serafim da Silva Júnior, estiveram presentes durante o encaminhamento de informações dos guardas, para alinhar as determinações dos decretos municipais "É uma atitude preventiva que estamos tomando, com o objetivo de fazer a orientação devida e assim ajudar a salvar vidas. Queremos diminuir os impactos na nossa cidade e fazer com que menos pessoas fiquem doentes. Nossa missão agora é cuidar da população", destacou o prefeito.
O município também irá seguir as determinações do Governo do Estado, recomendando o baixo fluxo de pessoas na cidade e fiscalizar o funcionamento dos serviços essenciais até o dia 7 de abril.
*Texto supervisionado pelo editor.