A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe seguirá estratégia preventiva para que o público-alvo desta primeira fase não se aproxime das pessoas que apresentam sintomas de coronavírus nas unidades de saúde. A imunização contra a gripe começa amanhã, em todos os 23 postos da rede municipal de Suzano. Neste momento, será voltada aos idosos e aos profissionais da saúde, que são alguns dos grupos prioritários.
A ação contará com 20 tendas de atendimento localizadas na área externa das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). O objetivo é evitar aglomerações em ambiente fechado e inibir o contato com as demais pessoas, já que os postos estão voltados ao atendimento daqueles que apresentam sintomas do coronavírus, tais como febre, tosse e falta de ar.
De acordo com o secretário de Saúde, Luis Claudio Guillaumon, apenas as unidades dos bairros Jardim do Lago, Jardim São José e Jardim Natal não terão a estrutura anexa, sendo que a imunização será deslocada para escolas municipais e associações vizinhas.
"A vacinação contra a gripe para os idosos e os profissionais da saúde é de extrema importância neste período antecipado, em razão da pandemia do novo coronavírus", disse Guillaumon.
Em Itaquaquecetuba, a campanha também começa amanhã e a vacina contra a gripe será aplicada em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde da Família (USFs). O atendimento será realizado das 7 horas às 15h30, de segunda a sexta-feira, em esquema diferenciado para tentar evitar a aglomeração de pessoas.