Com queda nos estoques, o banco de sangue da Santa Casa de Mogi das Cruzes segue incentivando e solicitando campanhas para possíveis doadores, pelo fato de todos os bancos no Brasil estarem em alerta vermelho devido a população não estar saindo de casa.
De acordo com a Santa Casa, o receio do avanço do coronavírus causou uma baixa no número de doações nos últimos dias. A maior preocupação é que a situação possa piorar com o passar do tempo. Para contornar esta falta, está sendo feita uma campanha solicitando principalmente voluntários do tipo O positivo, que doam para todos os tipo rh ; o tipo sanguíneo O negativo, que é categorizado como doador universal; e também o tipo sanguíneo AB negativo, que está com estoque baixo.
As pessoas que quiserem doar irão passar por uma triagem clínica que inclui perguntas sobre possíveis sintomas do coronavírus e também sobre a possível convivência com pessoas com os sintomas, além de outras doenças, seguindo as determinações do Ministério da Saúde. Já o calendário anual do banco de sangue, no qual diversas empresas fazem parcerias durante a campanha, foi cancelado ou adiado para o segundo semestre.
Nos bancos de leite de Mogi, o impacto também está aparecendo. Segundo a prefeitura, o número de doadores nunca foi tão alto no começo do ano, mas durante o avanço do coronavírus, as pessoas também estão deixando de doar.
Além da queda de doadoras, outra preocupação da equipe é a própria infraestrutura de captação, pois, diferentemente da doação de sangue, na qual o doador se dirige ao centro para doar, os profissionais do banco de leite vão até a casa das doadoras para recolher o material, sendo uma preocupação para quem quer doar e também para o profissional que está se deslocando.
As doações continuam e seguem as mesmas orientações do banco de sangue, obedecendo as restrições de pessoas que estão com sintomas de gripe, dengue, dentre outras doenças.
A doação de leite funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas; contatos pelos telefones 4798-7343 e 4798-7344. Já a doação de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 ao meio dia e o contato é 4799-2892. (N.T.)