Primeiro vereador a questionar a falta de entrega de uniforme e de kit escolar, em 2017, Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR, usou a tribuna da Câmara de Ferraz de Vasconcelos, na última segunda-feira, para insistir que a prefeitura providencie a distribuição do fardamento e do material escolar para alunos da rede municipal, que retornaram ontem às aulas.
De acordo com o parlamentar, nos anos anteriores, o Poder Executivo alegava não ter dinheiro para adquirir os uniformes e os kits escolares. Além disso, Marcos BR destaca que, ao ser sempre questionado sobre o assunto, o governo municipal respondia que estaria economizando verba.
Na prática, somente para a compra de uniformes seria necessário algo em torno de R$ 5 milhões. No segundo semestre de 2019, a Secretaria Municipal da Educação iniciou processo para adquirir 19.551 kits de fardamentos. O contrato foi assinado em 31 de outubro. Já o kit escolar estaria pronto para ser distribuído aos alunos nas próximas semanas. Por sua vez, em relação aos uniformes, a expectativa é que os trajes sejam entregues até março. 
O vereador Renato Ramos de Souza, o Renatinho Se Ligue (Cidadania), também protocolou um requerimento na prefeitura cobrando a compra e entrega de uniforme e material escolar para os alunos. Há três anos de mandato, o parlamentar cobra posição com relação aos itens.