O município de Suzano registrou ontem os três primeiros casos suspeitos de coronavírus, de acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde. As notificações são de três mulheres de 24, 25 e 32 anos que voltaram da Europa anteontem com sintomas de gripe.
Elas passaram pela Espanha e França no Carnaval e, durante o desembarque, foram orientadas a procurar um serviço de saúde com urgência para que os sintomas fossem verificados. Os dois países europeus ficam próximos à Itália, onde foram registrados os maiores números de mortes pela doença, atingindo ontem o total de 14 óbitos.
As mulheres de 25 e de 32 anos procuraram atendimento médico no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Elas passaram por exames iniciais e os materiais coletados foram enviados para análise laboratorial no Instituto Adolfo Lutz, na capital. A expectativa é que o resultado saia na próxima semana.
Ambas foram liberadas pela equipe médica do hospital e orientadas para ficar em casa, seguindo as orientações estabelecidas pelos protocolos do Ministério da Saúde. Este isolamento domiciliar inicial, de acordo com a prefeitura, seguirá até o resultado dos exames por parte do instituto, acompanhado pela Vigilância Epidemiológica do município.
Já a outra paciente, de 24 anos, foi ao Hospital Santa Maria, em Suzano. Depois da avaliação médica ela foi liberada e deve seguir também em isolamento social até o encaminhamento do resultado pela Vigilância Epidemiológica ao Instituto Adolfo Lutz.
Em nota, a direção do Hospital Santa Maria ressaltou que não há motivos para alarde em relação aos pacientes e seus colaboradores, porque rígidos protocolos foram adotados há dois meses. Existe ainda uma Comissão de Controle de Infecções Hospitalares treinada e apta a lidar com todas as circunstâncias relacionadas a doenças virais.
A discussão sobre a doença foi discutida ainda ontem pelo presidente da Câmara de Suzano, Joaquim Rosa (PL). Ele pediu ontem atenção ao coronavírus no município durante uma audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde, referente ao terceiro quadrimestre de 2019.
*Texto supervisionado pelo editor.