Em decorrência das pancadas de chuva que atingiram o Alto Tietê nos últimos dias, causando diversos prejuízos ao habitantes, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, ontem, um alerta sobre os riscos de desabamentos. O motivo é o longo período de tempestades que se instalou na região desde o início do mês anterior e causou o umedecimento do solo, principalmente nos municípios de Arujá e Mogi das Cruzes.
O tenente-coronel e diretor estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, Henguel Ricardo Pereira, explicou que os riscos de desabamentos aumentam à medida em que o solo umedece com as chuvas. "Os moradores da região que têm casas localizadas em morros são os que mais precisam se preocupar nesta fase chuvosa. Isto porque a terra pode ceder com mais facilidade quando há presença de água", esclareceu.
Nestes casos, os moradores devem estar atentos ao surgimento de rachaduras que possam indicar um futuro desabamento da propriedade. Se constatado os sinais, a recomendação é que os habitantes liguem imediatamente para o número 199, da Defesa Civil, e informem sobre a situação. Com os dados em mãos, uma equipe será direcionada para vistoriar o local e aconselhar sobre as medidas de prevenção.
O diretor da Defesa Civil também enfatizou que alguns cuidados são fundamentais para que não ocorram acidentes em meio aos alagamentos. "As pessoas não devem atravessar as vias alagadas ou tentar enfrentar as enxurradas. Além disso, é imprescindível que todos estejam atentos à qualquer movimentação do solo e saiam imediatamente do local", finalizou.
Para obter informações sobre a meteorologia de determinados locais, é preciso enviar um SMS para o número 40199 e informar o CEP. Em poucos minutos, uma resposta será emitida com todos os informes sobre a região.
*Texto supervisionado pelo editor.