A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem se preparado contra o novo coronavírus (COVID-19) desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os profissionais das unidades de atendimento receberam informes técnicos e a visita da supervisão médica para reforçar as orientações sobre o correto e rápido atendimento aos possíveis casos que possam chegar ao município.
Até o momento, Mogi das Cruzes não tem nenhum caso registrado.
Os principais sintomas do Coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar. Os cuidados para prevenir o coronavírus são os mesmos adotados para outras doenças de transmissão respiratória: lavar as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente antes das refeições; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom); manter ambientes sempre ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
Vacinação
O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O objetivo da antecipação da campanha é eliminar casos suspeitos de coronavírus (leia mais na página 8).