Durante a visita do secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, à cidade, na manhã de ontem, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), também respondeu, em coletiva com a Imprensa, sobre outras demandas da região.
Questionado sobre a possibilidade de adiantamento das obras da Maternidade Municipal de Braz Cubas para suprir a alta demanda da Santa Casa, Melo disse que o município ainda não pode contar com a alternativa. "As obras dependem de diversas questões, como recursos financeiros estaduais e federais. Por isso, é necessário aguardar o tempo para a arrecadação. Mas, se conseguirmos adiantar as obras, as mães serão muito beneficiadas", concluiu.
A opção foi levantada em decorrência da suspensão de atendimento na Maternidade da Santa Casa de Mogi, anunciada na manhã de anteontem. Apesar de o município ainda não poder contar com a antecipação das obras, a prefeitura já incluiu um sistema de transporte das gestantes. Nos casos em que as mães precisaram ser transferidas a outras maternidades, uma ambulância do Serviço de Atendimento Urgente Móvel de Urgência (Samu) disponível em período integral efetiva todas as locomoções.
Outros assuntos também foram abordados no encontro, entre eles o reforço do pedido de aumento da oferta de consultas e exames de especialidades, como já foi oficializado no final do ano passado, durante encontro em São Paulo, e que resultou no envio da carreta da mamografia para Mogi. (T.M.)