Como parte dos preparativos para a época mais chuvosa do ano, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou, nos últimos três meses, 1.378 serviços de poda ou corte de árvores. A responsabilidade por tais trabalhos passou a ser integralmente da Pasta em outubro do ano passado.
Além do trabalho de observação das árvores na cidade em locais onde há possibilidade de comprometimento ou problemas, realizado por uma equipe da prefeitura, a Pasta também recebe solicitações da população sobre cortes e podas de árvores, sendo que, durante o período de chuvas, o volume destes pedidos chega aumentar entre 15% e 20%.
Para se ter uma ideia do montante de solicitações, cerca de 1.230 pedidos foram feitos à secretaria durante todo o ano de 2019, o que corresponde à média de três solicitações por dia.
No final de novembro, uma forte chuva que caiu sobre Mogi das Cruzes e outras cidades do Alto Tietê causou diversos acidentes, envolvendo ocorrências de queda de árvores.
Na cidade, em cerca de 12 horas foram registrados 47,2 milímetros de chuva no ponto de medição do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), no bairro da Ponte Grande, sendo que foram registradas quedas de árvores no Mogi Moderno, Jardim Universo e Botujuru.
Em janeiro do ano passado, uma forte chuva atingiu Mogi das Cruzes e também deixou estragos pela cidade, principalmente pela ventania, provocando destelhamento de residências, quedas de muros, de árvores e de fios de alta tensão, entre outros transtornos. (F..A.)