Os suzanenses que comemoraram o feriado em celebração ao padroeiro São Sebastião partiam ontem, às 11 horas, da Igreja Matriz São Sebastião rumo às ruas centrais, caminhando na tradicional procissão, que integra as atividades em homenagem ao religioso. Antes disto, os devotos participaram de uma missa, às 10 horas, para iniciar o dia em comunhão. Sabendo que o feriado foi facultativo, a maioria dos comércios locais funcionou em horário normal, como nos dias úteis.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) esteve presente na missa e também na procissão, acompanhado da primeira-dama Larissa Ashiuchi. Em agradecimento aos munícipes e aos padres, Ashiuchi aproveitou para dizer que a data também era em comemoração ao aniversário de sua mãe. "Eu fico muito grato em encontrar tantas pessoas com grande fé neste dia. Inclusive, hoje também é aniversário da minha mãe, o que torna a data ainda mais importante", finalizou.
O motorista de aplicativo Ednaldo Alves, de 44 anos, acompanhou todas as homenagens ao padroeiro da cidade e afirmou que, apesar de não estar acompanhado do filho, sentiu-se muito emocionado. "Nesta procissão, o meu filho não pôde me acompanhar, mas comemorações como esta me deixam em paz e mais próximo de Deus", disse.
Muito feliz por ter se batizado há pouco tempo, o estudante Vitor Alexandre Teodoro Vieira, 17, contou que aquela era a primeira procissão que ele participava. "Para mim, é muito importante que todos os devotos participem de comemorações como esta, porque nelas conseguimos demonstrar o nosso amor pelos santos. É preciso ter muita fé para enfrentar os dias ruins, e procissões como esta podem nos tornar mais fortes", acrescentou.
Já a dona de casa Maria Lúcia Faria Martins, 49, destacou que em todos os anos ela participa das procissões em homenagem a São Sebastião. "Esta tradição já veio do berço, porque minha mãe sempre me levou para acompanhar. O sentimento é inexplicável, eu gosto muito de vir", concluiu.
*Texto supervisionado pelo editor.