A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando adequações e manutenções nas escolas da rede municipal. Como em todo início de ano, equipes próprias da pasta e uma empresa terceirizada trabalham nas unidades escolares.
Os trabalhos vão desde a substituição de lâmpadas fluorescentes por LED; manutenção das instalações elétricas e hidráulicas e manutenções emergenciais em geral. Até outros que demandam mais tempo, como a construção de rede de esgoto na EM Prof Eulálio Gruppi; a adequação/demolição do anexo de sanitários e acesso da EM Profª Vanda Constantino da Costa e as adequações no antigo Sesi VIla Industrial para receber a EM Prof Adolfo Martini, que funcionará em período integral.
Além destes reparos, uma empresa especializada em pintura também foi contratada pela Prefeitura e atende 25 escolas, em diversos bairros. No decorrer de janeiro, serão feitas também a limpeza das caixas-d'água e serviços de capinação.
Todo este trabalho tem o objetivo de garantir que os alunos iniciem e/ou retomem os estudos, no dia 4 de fevereiro, em locais ainda mais seguros e aconchegantes.
A rede municipal de ensino encerrou o ano de 2019 com investimentos em tecnologia, transporte e infraestrutura. Foram 15 novos veículos para a frota própria da Secretaria de Educação, que atenderam mais de 2 mil alunos por mês em projetos educacionais e esportivos e a equipe técnica da secretaria.
Na área de tecnologia, após o lançamento de programas como o Simulados e Astro, além do uso do VR (Realidade Virtual), técnicos da Secretaria de Educação criaram o game educacional MIGO. Ele possibilita o ensino de inglês para alunos a partir dos 3 anos, por meio da aprendizagem autônoma.
Também foram entregues três novas creches no novo modelo sustentável, sendo duas em Jundiapeba e uma no Mogi Moderno. Outras 11 unidades estão em construção, três estão sendo ampliadas e uma já havia sido entregue no Jardim Aracy. Ao todo, a rede municipal é responsável por mais de 47 mil alunos.