Os pais que estavam à procura da vacina pentavalente para imunizar os filhos já iniciaram a procura pelas aplicações após um semestre inteiro da falta das doses na rede pública. O Ministério da Saúde havia suspendido o abastecimento das vacinas por problemas ocasionados com os fornecedores no ano passado. Em Mogi das Cruzes, 2,5 mil aplicações foram recebidas e distribuídas para os postos pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira. De acordo com a Pasta, a quantidade é suficiente para preencher os estoques que estavam vazios.
A dona de casa Viviane Santana, de 34 anos, esteve ontem pela manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Universo, em Mogi, vacinando a filha de cinco meses com a pentavalente. "Eu soube da falta de fornecimento pelo Ministério da Saúde, cheguei a fazer o orçamento para a minha filha ser vacinada na farmácia particular, mas o valor de uma dose é R$ 400. Agora que soube do reabastecimento, vim imediatamente à unidade", afirmou.
Outro mogiano que estava procurando a vacina é o garçom William Domingues, 31. No final de dezembro do ano anterior ele foi em busca da imunização pelo setor público, mas não encontrou devido à escassez de abastecimento. "Eu não cheguei a ficar preocupado pelo meu filho não ter tomado a vacina no mês passado, mas acredito que se demorasse mais, eu ficaria", destacou.
Já o segurança Eliezer Garcia, 23, contou que não passou pelo problema da falta da vacina, no entanto, caso necessitasse fazer a aplicação em uma clínica ou farmácia, o valor comprometeria as finanças do mês. "Mesmo não passando por esta situação, se eu precisasse pagar a vacina na rede particular, meu orçamento mensal ficaria bastante prejudicado porque as doses são muito caras", acrescentou.
Imunização
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é obrigatória para todos os recém-nascidos e está incluída na caderneta de vacinação. Os pais e responsáveis devem vacinar os bebês a cada dois meses, sendo uma dose com dois, quatro e seis meses de vida. A imunização garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.
(*Texto supervisionado pelo editor.)