O secretário de Esporte e Lazer de Mogi das Cruzes, ex-jogador da seleção brasileira de basquete e gestor do time mogiano da modalidade, Nilo Guimarães, assumiu ontem a presidência da Liga Nacional de Basquete (LNB) interinamente, com a saída do atual presidente Kouros Monadjemi, que se licenciou temporariamente do cargo para assumir o conselho deliberativo do Minas Tênis Clube.
O secretário municipal já possuía participação ativa na entidade enquanto vice-presidente, e agora representará a LNB nacionalmente.
Monadjemi é ex-atleta de basquete, trabalhou desde 1981 como dirigente do Minas Tênis Clube e, inclusive, exerceu dois mandatos como presidente eleito (2002/2004 e 2005/2007). O executivo foi um dos grandes responsáveis pela criação da Liga Nacional de Basquete em 2008 e, como presidente, participou ativamente de grandes feitos ao longo dos anos, como as parcerias com o Ministério do Esporte e a liga americana (NBA), importantes para a consolidação da entidade.
"Exercer a função de presidente da Liga é uma honra e uma enorme responsabilidade. Vamos seguir inovando e buscando a excelência dentro e fora das quadras, contando sempre com o apoio de todos os clubes associados", ressaltou o novo presidente.
Nilo Martins Guimarães é mogiano e jogou como armador em grandes equipes do basquete brasileiro, como São Bernardo (SP), Tênis Clube de São José (SP), Flamengo (RJ) e Minas Tênis Clube (MG). A qualidade na posição o levou para a seleção brasileira, com passagens importantes nos mundiais de 1982 e 1986 e nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, além da conquista do bicampeonato sul-americano (1983 e 1985) e da medalha de prata no Pan-Americano de 1983.
No final dos anos 90, ele foi treinador da equipe de Mogi das Cruzes e, em 2009, assumiu como secretário municipal de Esporte e Lazer de Mogi, nos mandatos do ex-prefeito e atual deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), retomando o projeto do basquete na cidade e virando gestor do time. Nilo também seguirá à frente da equipe mogiana.