"Ninguém precisa entrar em pânico ainda", afirmou a secretária de Saúde em exercício de Mogi das Cruzes, Rosângela Débora da Cunha, sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus no Alto Tietê. A jovem que estava sob observação não apresentou critérios clínicos da doença, mas passou cerca de quatro meses na cidade de Wuhan, na China, o epicentro da epidemia.
A estudante de 22 anos chegou de Wuhan no domingo para ficar com familiares, que moram no centro da cidade. Com alguns sintomas de dor de garganta e diarreia, a jovem começou a ser atendida em um hospital particular na quarta-feira passada.
Pelo histórico de ter voltado da China recentemente, a paciente acabou passando por coleta de exames laboratoriais, para análise do coronavírus. Segundo a secretária, durante os atendimentos, o hospital conseguiu realizar o protocolo de entrar em contato com as pastas municipal e estadual, para avisar de uma possível notificação do caso.
De acordo com Rosângela, o fato da paciente não estar com o quadro clínico do coronavírus, febre e problemas respiratórios, o caso não é alarmante, no entanto, segue em observação, para possíveis mudanças. "Nós não temos muitas informações sobre este vírus, é tudo muito novo. Ainda estão estudando sobre tudo, então temos de ficar de olho em todos os casos que aparecem", disse.
Segundo informações da pasta, a jovem já está em repouso em sua residência, recebendo todos os medicamentos necessários. A pasta também explicou que o Ministério da Saúde está constantemente atualizando os Estados e municípios sobre novas recomendações para enfrentar situações suspeitas de coronavírus, como equipamentos necessários durante os atendimentos e também a importância da notificação aos órgãos superiores. Além disso, uma médica está percorrendo as unidades para orientação e esclarecimento de dúvidas.
Nos números atualizados ontem pelo Ministério da Saúde, o país possui até o momento nove casos suspeitos da doença e nenhuma confirmação. Durante a apresentação dos dados, a pasta também apontou um total de 43 casos notificados no país inteiro, sendo possivelmente um em Mogi. Até o momento, são 7.818 casos confirmados no mundo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ontem que os casos do coronavírus são uma emergência de saúde pública de interesse internacional, que coloca o vírus na mesma categoria da Gripe Suína (H1N1), o Zika Vírus e também a febre Ebola. O vírus possui sintomas semelhantes ao resfriado, como infecções das vias aéreas e febre; em casos mais graves, pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
* Texto supervisionado pelo editor.