O anúncio do prefeito Marcus Melo (PSDB) de que é pré-candidato à reeleição ajudou a esclarecer um pouco o cenário da política municipal. Tida como certa pelo tom das palavras do chefe do Executivo mogiano, a pré-candidatura compõe um cenário com outras duas já anunciadas e tidas como opositoras ao trabalho desenvolvido por Melo. Os vereadores Rodrigo Valverde (PT) e Caio Cunha (PV) já comunicaram informalmente que têm intenções de concorrer ao cargo.
O chefe do Executivo mogiano disse que, no momento, pretende manter o funcionamento da cidade, e que as eleições ficam para o segundo semestre deste ano. Em dezembro do ano passado, em entrevista exclusiva ao Grupo Mogi News, o chefe do Executivo também reforçou a importância de manter os equipamentos da cidade em funcionamento e, na oportunidade, ainda não havia confirmado a possibilidade da reeleição, mostrando que a decisão seria tomada apenas no começo deste ano, como de fato ocorreu.
Nos bastidores da câmara, a pré-candidatura de Valverde não é segredo, sendo que o parlamentar já expressou sua vontade de administrar a cidade. Driblar a rejeição imposta ao Partido dos Trabalhadores seria uma das tarefas difíceis que o parlamentar teria para angariar votos e conseguir alcançar o mais alto cargo municipal.
Com a iniciativa de visitar os bairros e fortalecer ainda mais seu nome nas periferias de Mogi, o vereador Cunha também é tido como um virtual candidato à prefeitura, visto que nas duas últimas eleições ele foi o vereador mais votado na cidade, o que o condiciona a pleitear a prefeitura de Mogi.