O Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos, tem um novo diretor-geral: o médico Luiz Antonio do Nascimento. A nomeação do geriatra para o cargo na unidade hospitalar, que tem gestão estadual, foi publicada no Diário Oficial de ontem. Humanizar o atendimento, potencializar o número de cirurgias, reabrir o 6º andar, bem como o Pronto-Socorro (PS), a Enfermaria e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Pediatria são algumas das prioridades do médico.
Concursado do Governo do Estado desde 1986 para funções dentro do próprio Regional, Nascimento passa a responder pelo hospital em substituição ao cirurgião-vascular Vanderley de Almeida Rosa no cargo de diretor-técnico de Saúde III SQC - I. A nomeação do geriatra acontece com aval do secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, que esteve no Alto Tietê recentemente para anunciar melhorias e investimentos na casa dos R$ 8 milhões para a unidade de saúde..
Nascimento vê a "promoção" como importante oportunidade para rever alguns protocolos do Regional, a fim de humanizar o atendimento prestado aos pacientes. Uma das primeiras providências deve recair no trabalho de reabertura da Pediatria, incluindo o PS, a Enfermaria e a UTI. O médico também quer melhorar o acolhimento na ala de Psiquiatria e, principalmente, deixar o atendimento no PS Adulto mais ágil, digno e qualitativo, bem como aumentar o número de cirurgias.
A unidade, referência na região, é especializada em acolhimento médico-hospitalar de urgência e de emergência em buco-maxilo, em obstetrícia, em clínica médica e em ortopedia. "Vejo como prioridade a reabertura do 6º andar do hospital, que está fechado por falta de profissionais, sobretudo de enfermagem, para atuarem na área. Teremos, a princípio, de trabalhar a gestão dessa ala junto à Secretaria de Estado de Saúde", frisou.
Estrutura
O Regional tem nove andares, onde estão distribuídos PS; Centro Cirúrgico / UTI Adulto; Centro Obstétrico / UTI Neonatal; Área de Convivência; Maternidade; Internação Cirúrgica e Clínica Médica.
A torre que abarca esses serviços foi entregue no mês de dezembro de 2007, após uma grande reforma e ampliação. Atualmente, a unidade contabiliza 14 mil consultas e 900 internações ao mês.
Trajetória
Natural da capital, Nascimento tem 67 anos. Formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Espírito Santo, é especialista em Geriatria, Clínica Médica e Nutrologia. Frequentou curso de Administração Hospitalar na Universidade de Ribeirão Preto e é membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Com pouco mais de 36 anos de experiência profissional, Nascimento trabalhou no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo; na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquera, capital; e no posto de saúde de Guaianazes, também em São Paulo, do qual foi chefe.
Nascimento atuou como médico e diretor-geral, anos atrás, no próprio Regional e, por duas gestões, foi secretário de Saúde em Ferraz.