A praça Padre João Álvares, no centro da cidade, recebe hoje a ação "Janeiro Roxo e Branco", promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. As cores são alusivas à prevenção e combate à hanseníase e à saúde mental, respectivamente. Serão oferecidos diversos serviços de saúde, de orientação, bem estar e beleza, totalmente gratuitos. As atividades acontecerão das 9 às 13 horas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hanseníase é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade. Tem cura, mas ainda representa um problema de saúde pública no Brasil. Se manifesta por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. Todo o tratamento é oferecido de maneira gratuita na rede básica. Para conscientizar a população, é celebrada em janeiro a data que marca ações preventivas e de orientação. A cor que representa a hanseníase é o roxo.
De acordo com o Ministério da Saúde, o "Janeiro Branco" surgiu em 2014 por iniciativa de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, com foco na promoção e proteção da saúde mental. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável, e esse resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde.
Para englobar ambas as campanhas, a Secretaria de Saúde irá realizar uma ação social com orientação sobre prevenção à hanseníase e mais os seguintes serviços: aferição de pressão arterial e glicemia capilar; teste rápido de HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, distribuição de preservativo masculino, feminino e lubrificante, avaliação nutricional e cálculo do IMC, auriculoterapia, tenda das sensações, papanicolau, palestra educativa sobre saúde bucal - com distribuição de pasta e escova de dentes.
Também será realizada uma apresentação musical dos pacientes da Saúde Mental, Feira de Adoção Responsável da Zoonoses, orientação sobre prevenção à dengue, doação de mudas e a participação da Escola Karen Hair que fará corte de cabelo e esmalteria.