A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes apreendeu, em duas operações, uma grande quantidade de fogos de artifício com efeitos sonoros. As ações ocorreram em 30 e 31 de dezembro, no distrito de Jundiapeba, após uma denúncia anônima e com o auxílio das câmeras da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).
O material estava sendo comercializado por ambulantes nas proximidades da rua Dolores de Aquino com a Alameda Santo Ângelo. Foi feita a primeira apreensão por volta das 22 horas do dia 30, após denúncia anônima. E a segunda, no dia 31, aproximadamente às 10h30, quando a infração foi identificada pela Ciemp.
Foram mais de 200 caixas de fogos apreendidas, entre bombas, foguetes coloridos, rojões e outros. Os infratores foram autuados e multados em cerca de R$ 600,00 cada.
Mogi teve, neste final de ano, uma ação intensificada no quesito. Foram quatro equipes da Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal circulando pelas ruas no dia 31 de dezembro, para assegurar o cumprimento da lei que proíbe a prática.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, o principal objetivo da fiscalização não é a aplicação da multa, que pode variar de quatro a 15 unidades fiscais, mas a conscientização da população a respeito dos danos causados por esse tipo de artefato.