A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Associação Cultural, Artes, Lazer, Educação, Dança, Esportes e Entretenimento (Acaledee) irão abrir 460 vagas para oficinas gratuitas nas unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). As vagas serão destinadas a pessoas com mais de 16 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade social. As inscrições seguirão dos dias 13 a 17, de acordo com cada curso.
Serão ofertadas as oficinas de: Culinária, Pedraria, Organização de Eventos, Crochê e Pintura em Tecido. O objetivo é que essas aulas proporcionem conhecimento para que os alunos consigam gerar emprego e renda. As oficinas terão a duração de três meses, com início no próximo dia 20 e encerramento em 17 de abril. Ao final, os participantes receberão certificado.
As aulas de Culinária serão voltadas aos doces e salgados consumidos em festas e serão 100% práticas, ou seja, o aluno irá cozinhar as receitas juntamente com o monitor. No curso de Pedraria, o participante aprenderá a confeccionar bijouterias e aplicar pedras e miçangas em chinelos, sandálias e outros, agregando assim maior valor ao produto para revenda.
Já na oficina de Organização de Eventos, serão passadas orientações quanto a todos os passos para a realização de festas, casamentos, aniversários, entre outras festividades, além de formas de decoração. Na pintura em tecido, os participantes irão aprender as principais técnicas de desenho, mistura de cores e transferência de figuras para o pano.
O aluno do curso de crochê irá aprender pontos e formas de aplicação para decorar panos de prato, caminhos de mesa, toalhas, além de produzir peças de verão, como brincos, saídas de praia entre outros. Os interessados devem procurar o CRAS mais próximo da residência.