A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá realizar amanhã a cerimônia de posse dos 15 novos membros titulares do Conselho Tutelar de 2020, que cumprirão um mandato por quatro anos no município. No evento também será feito o anúncio da implantação da terceira unidade do Conselho Tutelar. Os profissionais receberão a remuneração mensal de
R$ 2.623,13, pagos com recurso do próprio município.
Os novos membros vão atuar nos Conselhos Tutelares do centro, localizado na Vila Sud Menuci, na unidade em Braz Cubas e também no próximo centro que será efetivado no bairro de Jundiapeba. Os 15 conselheiros serão separados em um grupo de cinco, em cada unidade.
Em outubro do ano passado, a eleição para o novo grupo que assume a partir de amanhã, resultou em 6.172 votos que escolheram os conselheiros tutelares que atuarão entre os anos de 2020 a 2024 e também os 15 suplentes para o cargo, caso um dos titulares se ausente ou deixe o cargo de forma definitiva.
O papel do conselheiro tutelar na sociedade é proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, conforme imposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em situações de risco, ameaça e abuso, o conselheiro tutelar pode interferir para resolver a situação e encaminhar o caso para que as medidas necessárias sejam tomadas.
(*Texto supervisionado pelo editor.)