O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), explicou ontem durante a posse no Condemat que o governo federal lançou recentemente uma alteração na legislação sobre as formas de repasses dos recursos disponibilizados para o setor da Saúde, medida que exige conhecimento e adequação dos municípios.
"As verbas que antes eram repassadas pela quantidade de habitantes em uma cidade, agora deverão ser feitas com base na divulgação das ações exercidas com o dinheiro", explicou o chefe do Executivo. Isto significa que todas as obras e investimentos feitos para a saúde municipal deverão ser divulgados e, consequentemente, a cidade receberá mais verbas para dar continuidade ao serviço.
Sabendo disso, os municípios que não mostrarem à União o que de fato está sendo realizado, terão a quantia monetária de arrecadação reduzida. Segundo Melo, será necessário que as cidades estudem a nova proposta para que os repasses sejam mantidos.
Outro tema delicado que continuará sendo defendido como prioridade da nova direção do Condemat é a proposta de implantação de um posto de pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88), o qual Melo continua com a opinião contrária. (T.M.)