O prefeito de Poá, Gian Lopes, assinou ontem pela manhã, ao lado das secretárias de Saúde, Flávia Verdugo e da Mulher, Jeruza Reis, e do chefe de Gabinete, Rogério Tarento, uma requisição para contratação de empresa para castração gratuita de cães e gatos. O processo deve ser concluído em breve e, de acordo com o chefe do Poder Executivo, o objetivo é realizar a castração de 1.500 animais no município nos próximos meses.
"Esse é um trabalho essencial tanto para a população como para os animais. A castração promove o bem-estar do animal, garante mais saúde para ele, além de trazer benefícios para as pessoas. Com a castração e com um trabalho de adoção, reduzimos o número de animais abandonados nas ruas", disse o prefeito Gian Lopes.
Segundo a secretária de Saúde, Flávia Verdugo, a castração gratuita de cães e gatos tem como objetivo atender a uma demanda do município. "A Secretaria de Saúde tem o compromisso de apoiar as causas legais e morais de defesa dos animais e sempre estamos buscando os meios possíveis para a questão do controle populacional e do bem-estar dos animais e para diminuir o registro de casos de abandono'', destacou.
Tampinha Solidária
A secretária da Mulher, Jeruza Reis, comemorou a requisição assinada pelo prefeito e ressaltou que o pedido vem de encontro com o "anseio" das ONGs e de pessoas que resgatam e cuidam de animais abandonados da cidade de Poá.
Atualmente, a pasta desenvolve a Campanha "Tampinha Solidária", que consiste em juntar tampinhas plásticas de produtos diversos, como garrafas de refrigerantes, e posteriormente o material é encaminhado para uma entidade que faz a reciclagem. O valor arrecadado é revertido às entidades PAAP (Associação de Proteção Animal e Ambiental de Poá) e Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental (IUPAA).