A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Casa Aberta, abriu inscrições para 756 vagas de cursos profissionalizantes que terão início em fevereiro. As pré-inscrições online estão disponíveis desde ontem e seguirão até domingo. Quem não tiver acesso à internet pode fazer a inscrição presencialmente segunda e terça-feiras. Podem se inscrever moradores da cidade com mais de 16 anos.
Estão disponíveis os cursos de: Manicure (com 48 vagas), Barbearia (50); Decoupage (36); Jardinagem (40); Panificação (100); Corte e Costura (50); Pintura em Tecido (12) e Cabelereiro (180).
Seleção
Como o número de candidatos normalmente é superior ao de vagas, a Casa Aberta possui alguns critérios para seleção dos alunos, tendo em vista que o foco é a geração de emprego e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. A prioridade é para: beneficiários do programa Bolsa Família; classificação através de renda per capita da família; desempregados; pessoas que nunca fizeram cursos na Casa Aberta; pessoas que não se encaixam nos critérios anteriores.
As pessoas em situação de vulnerabilidade social encaminhadas pelos serviços de acolhimento do município e reabilitação profissional através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm preferência durante a seleção.
Após a triagem, os selecionados receberão uma ligação para comparecer à unidade e efetivar a matrícula. Deverão ser apresentadas cópias dos documentos (RG, CPF e comprovante de residência) no período determinado.
Um detalhe é que o comprovante de residência deverá ser no nome do interessado. Em caso de menores de idade, poderá ser no nome de um dos responsáveis. A Casa Aberta está localizada na avenida Ítalo Adami, 2.480, no Rancho Grande, em Itaquá.