Guararema agora faz parte do Cadastro Nacional de Museus (www.museus.cultura.gov.br). Depois de muito trabalho e aprimoramento técnico, a partir deste mês, a Casa da Memória Antônia Guilherme Franco tem o registro e compõe a Museubr, a maior plataforma de museus brasileiros.
O site reúne mais de 3.500 locais registrados, como Museus de Arte, História, de Ciências, de Antropologia, Museus Comunitários, Museus de Território, Museus das mais variadas temáticas.
A Casa da Memória Antônia Guilherme Franco é considerada um museu público com o acervo sobre a história do município. Já são quase sete anos executando um importante trabalho de integração com a comunidade na pesquisa de informações históricas, contando com a participação de munícipes com o empréstimo de peças, itens decorativos e o resgate da memória da nossa cidade para a elaboração de exposições temáticas.
A proposta do local é auxiliar na propagação da história de Guararema e de pessoas que colaboraram com o crescimento do município. Periodicamente, a Casa da Memória oferece exposições interativas, explorando diversos momentos da história da cidade, incluindo trabalho de monitoria e atividades pedagógicas, de acordo com o tema de cada exposição, oferecidas aos estudantes da rede municipal e de outras instituições de ensino que atuam em Guararema.