Passageiros que utilizaram ônibus intermunicipais ontem, no Alto Tietê, notaram um aviso de que as tarifas seriam reajustadas a partir do domingo, informação que não foi confirmada pela estatal. Há a expectativa de que tal reajuste seja feito até amanhã, mas, no início da noite de ontem, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que não havia mudanças. Os valores variam de acordo com a linha, com a distância percorrida e com o tipo de serviço.
A EMTU administra o transporte intermunicipal por ônibus na região Metropolitana de São Paulo, na Baixada Santista, na região de Campinas, região de Sorocaba e no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O aumento já era esperado e deveria ter ocorrido no dia 19, mas de acordo com informações apuradas pela reportagem, não houve consenso para a elaboração das planilhas que norteariam o reajuste, principalmente no cálculo de algumas tarifas e integrações.
A data em questão, de acordo com informações da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, era referência limite e obrigação de envio das planilhas à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no entanto, desde a oportunidade não foi informado se passagem aumentaria ou permaneceria igual.
Nas linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam pelo Alto Tietê, o aumento da tarifa já ocorreu nos primeiros dias do ano, indo de R$ 4,30 para
R$ 4,40, tendo um reajuste de 2,33% abaixo da inflação prevista.