Mais uma vez o vereador Sadao Sakai (PL) irá comandar a Câmara dos Vereadores de Mogi das Cruzes. Ontem durante a sessão, a casa legislativa realizou também a votação para a mesa diretiva de 2020.
A primeira votação foi para a presidência da câmara, em que o atual presidente Sadao Sakai se candidatou para continuar o trabalho como o chefe legislativo. O concorrente foi o parlamentar Rodrigo Valverde (PT), com ideias de mudança na câmara.
Durante a votação, 21 parlamentares registraram voto a favor de Sakai e apenas dois votaram no candidato Valverde. O presidente eleito, Sadao Sakai, explicou que tudo já estava encaminhado para este resultado. "Foi uma decisão que já estava 'definida', e não foi surpresa para ninguém, apesar de tratar-se de um processo democrático", disse.
Já Valverde explicou que a população precisa estar mais presente no meio político para que o Legislativo seja cada vez mais plural. "Quero agradecer o público e deixar registrado que esse espaço foi totalmente democrático. Mas preciso dizer que é importante a população se politizar, pois o reflexo disso é exatamente os três anos da diretoria nesta legislação. A oposição não tem espaço nesta Casa'', enfatizou o petista.
Durante toda a votação, alguns moradores estiveram presentes na sessão para assistir a eleição, feita de forma rápida. Durante os votos dos parlamentares, alguns munícipes se exaltaram e um deles acabou sendo retirado do local.
Eleitos
Para primeiro vice-presidente, a 21 votos a favor, o parlamentar Diego Martins (MDB), o Diegão, foi o escolhido. Já para vice-presidente, foi escolhido com o mesmo número de votos o vereador Claudio Myiake (PSDB). Ambos já faziam parte da mesa diretiva. Para as duas posições de secretário, Protássio Nogueira (PSD) e Edson Santos (PSD) irão compor a nova diretoria de 2020. Ambos são caras novas na mesa diretiva, que era gerenciada por Diegão e Marcos Furlan (DEM) nessas funções.
Projetos de lei
Foi votado alguns projetos na sessão de ontem, como a nomeação do futuro Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no bairro do Rodeio, para "Vereador Olímpio Osamu Tomyiama", em homenagem ao vereador que faleceu neste ano.
*Texto supervisionado pelo editor.