A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas "Dra. Corasi Alves de Andrade", no bairro do Oropó, realizou 478.418 procedimentos em três anos de funcionamento. Deste total, foram 287.154 consultas médicas de pronto atendimento, 144.656 exames de análises clínicas, 35.359 exames de imagens e 10.249 eletrocardiogramas.
Os números de atendimento realizados desde a implantação da unidade comprovam a importância do equipamento, implantado em uma região em pleno desenvolvimento da cidade. Na sexta-feira passada, a unidade promoveu um encontro para comemorar a data. "Quero fazer um agradecimento especial à equipe da UPA Oropó, que realiza um excelente trabalho. Quero lembrar, ainda, que essa é uma unidade muito especial porque tem como patrona a Corasi, que foi uma pessoa e profissional extraordinária", afirmou a secretária municipal interina de Saúde, Rosângela Cunha.
Corasi Alves de Andrade era médica ginecologista e funcionária da Prefeitura de Mogi das Cruzes entre 2003 e 2016, quando faleceu. Atuava como coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde e foi responsável pela dos Programas de Osteoporose e Planejamento Familiar, entre outras ações.
A UPA 24 horas do Oropó foi inaugurada em dezembro de 2016 e, desde então, adota o protocolo de atendimento por meio de classificação de risco, onde as consultas ocorrem de acordo com a gravidade do paciente e não pela ordem de chegada. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e trabalham para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Contribuem para diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.