Seis universidades do Alto Tietê tiveram nota 3 no Índice Geral dos Cursos (IGC), levantados e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Das 2.052 instituições avaliadas no país inteiro, somente 42 conseguiram a nota máxima (5). A maioria apresentou notas 2 e 4 em 2018.
As universidades da região pesquisadas pelo Inep foram Universidade de Mogi das Cruzes (UMC); Centro Universitário Brazcubas Educação e Faculdade do Clube Náutico Mogiano, em Mogi das Cruzes; a Faculdade de Suzano (Unisuz); Faculdade Piaget e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Suzano; e a Faculdade Itaquá (Uneitaquá).
Todas as faculdades privadas da região tiveram nota 3, o que representa a média estipulada pelo Inep. Apenas a IFSP garantiu nota 4 nos dados divulgados, no entanto, é a única instituição que não é da região, apenas possui um polo no município de Suzano.
Segundo o Inep, os números do IGC são calculados anualmente e levam em consideração uma série de índices, como avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós, somando com a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
O CPC é representado pelas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pelos mestrados e doutorados dos professores de cada universidade e da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudantes e no perfil dos professores.
O IGC e o CPC são indicadores de qualidade da educação superior que têm relação direta com o Enade. Ao todo, 8.520 cursos e 2.052 instituições de ensino tiveram o CPC e o IGC de 2018 divulgados hoje.
*Texto supervisionado pelo editor.