A Residência Terapêutica de Mogi das Cruzes realizou pela primeira vez uma festa de confraternização de final de ano. A organização da unidade preparou um evento repleto de surpresas para os pacientes, com direito a presentes, decoração e até a presença do Papai Noel.
O evento foi um marco na história do equipamento de saúde, instalado no final do ano passado, mostrando os resultados alcançados após o processo de desinstitucionalização dos pacientes. Ao todo, a Residência Terapêutica cuida de dez pacientes com idade entre 60 e 96 anos, todos eles homens advindos de hospitais psiquiátricos. Durante a confraternização, os moradores contaram com a ilustre presença do Papai Noel, que presenteou cada um deles e tirou fotos.
A coordenadora de Saúde da Mulher e da Criança, Gisele Menichelli, explica que a realização da festa faz parte do planejamento de ressocialização individual e coletivo dos moradores da casa. "Desde o processo da desinstitucionalização, após a longa permanência em hospitais psiquiátricos, nosso objetivo é proporcionar a cada paciente uma vida mais próxima possível da vida de uma pessoa normal. A Residência Terapêutica estimula os pacientes a viverem como pessoas autônomas, capazes de realizar pequenas tarefas dentro de casa. Desta forma, aos poucos, vamos evoluindo o quadro de cada morador da casa", contou.