O nome "Estamos de Volta" diz muito sobre o grupo criado há dois meses pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Mogi das Cruzes, para auxiliar os pacientes no retorno ao mercado de trabalho. O projeto atua ainda na ressocialização e reinserção social.
Entre as atividades, o grupo contribui em tarefas consideradas simples, como a criação de um currículo e dicas no momento de entrevista de emprego. "Sabemos que as dificuldades são enormes, pois muitas pessoas estão há tempos fora do mercado de trabalho, outras estão em situação de rua e vivem em abrigos", destaca Ana Menezes, assistente-social do Caps AD de Mogi. O grupo estimula ainda o retorno à escola.
O Caps AD de Mogi é gerenciado há cerca de um ano pela Pró-Saúde e atende usuários que enfrentam a dependência de álcool e outras drogas. Para os pacientes do grupo, as oportunidades de trabalho são as principais expectativas. "Realizo tratamento há nove meses e, desde então, estou sóbrio. Muitas empresas não aceitam as pessoas que estão em tratamento, mas o Caps AD foi uma luz", relata um dos participantes.
Desde 2008 sem trabalhar com carteira assinada, o paciente, de 53 anos, conta que realiza trabalhos autônomos, mas faz planos para quando conquistar um emprego. "O trabalho ajuda muito no tratamento. O álcool me fez perder muitas coisas, mas a principal foi a confiança das pessoas. Cheguei a morar na rua e não quero mais passar por isso", ressalta.
O Caps AD de Mogi funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, na rua Júlio Mobaid, 61, na Vila São Francisco. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato por meio do telefone: 4798-7336.